sábado, 12 de janeiro de 2013

Pão Caseiro

2kg de farinha de trigo
+- 150g de Fermento (isco) caseiro
+- 30g de Sal
+- 50g Gérmen de trigo
+- 100g de Farinha de centeio
+- 300ml de Água

Dificilmente sigo uma receita e no caso as quantidades dos restantes ingredientes, foi a "olhometro" ;). As quantidades são mais ou menos, pois não pesei.

Colocar a farinha num recipiente (no meu caso tenho uma amassadeira de madeira), juntar o isco, o gérmen de trigo e farinha de centeio. 

Numa vasilha colocar a água tépida e aproveitar para nela dissolver o sal. Começar a juntar esta água aos restantes ingredientes e amassar com as mãos. Se a massa estiver muito mole, salpicar com um pouco de farinha. Durante o processo de amassar eu costumo ir molhando as mãos na água e assim adiciona-se mais água. Depois de amassar uns 20 a 30 minutos e "sentir" que a massa está boa, tape com pano limpo e cubra com mais algum pano e deixe repousar em lugar resguardado. Agora com o frio, eu deixei a massa a fermentar toda a noite. De manhã dividi a massa para fazer os pães, coloquei um pouco de farinha na mesa e sovei  a massa e coloquei na forma. (o uso de forma é facultativo, pode ser colocada em tabuleiro polvilhado com farinha). Deixar descansar mais um tempinho (no meu caso foi +- 1h porque adormeci, eh eh eh) e então colocar no forno pré-aquecido no máximo e depois de 10 minutos reduzir para uns 180º. O tempo de cozedura depende do tamanho dos pães.

Depois de pronto, uma fatia quentinha com manteiga é de comer e chorar por mais. 

Bom apetite e até à próxima.







NOTA:
Pronto, finalmente decidi-me a criar este blog dedicado a receitas caseiras. Dentro do possível, publicarei o que for fazendo ao nível da culinária. O problema é que na maior parte dos casos, é, como que "receitas inventadas". Às vezes depende do que tenho em casa.

Primeira receita que fiz ontem, dia 10 e o pão foi cozido esta manhã:




1 comentário: